Temaki de Enguia

Temaki é um cone de arroz avinagrado e adocicado envolto por uma folha de nori (alga) e recheado com qualquer coisa que você quiser. Por exemplo, um temaki de salmão tem recheio de salmão (não! sério?). Os temakis andam em moda ultimamente desde a popularização da culinária japonesa no Brasil. Eu me lembro quando eu era pequena as pessoas me perguntavam, “você come peixe cru? creeeeeedoooooo!”, e agora comer sashimi (peixe cru) é uma iguaria fina: “nossa, ele não come sashimi! que caipira!”

Enfim, hoje há várias temakerias (locais especializados em temaki) por aí, algumas com sabores bem brasileiros e que usam maionese, abacate, o diabo a quatro. Já experimentei muitos temakis, mas nunca fui muito fã. Geralmente servem cones enormes, com um pingo de recheio, muito arroz – arroz mal temperado, diga-se de passagem – e nori mole e borrachento. Não é o caso do restaurante Kuroshio.

O temaki de lá tem um tamanho razoável, ou seja, não vale por uma refeição, o que permite que você saboreie outras coisas. O arroz é bem temperado e na medida certa, não é beta-beta (“unidos venceremos”) nem poro-poro (“cada um por si e deus por todos”), e faz uma camada de aproximadamente um dedo de espessura. Como ele é montado na hora, o nori resguarda a “crocância”. E o recheio… é bem servido! E tem recheio até a pontinha do cone! O molho que acompanha o recheio é espetacular (molho de ostras? não faço idéia)!

O temaki de salmão é muito bom, o de atum é ótimo, mas para mim o melhor temaki é o de enguia.

Enguia??

O temaki de enguia é uma delícia divina! A enguia da água doce, mais especificamente a enguia japonesa (Anguilla japonica), também conhecida como unagui (em japonês: うなぎ) na comunidade nipônica. É uma carne mole, parecida com a parte “gorda” do atum. À primeira vista parece skin de salmão, mas é mais escura e espessa. O gosto é… não sei bem dizer, é meio adocicado, meio salgado, leve, maravilhoso. Simplesmente derrete na boca.

Temaki de unagui do Kuroshio

Engraçado que o silêncio impera quando estamos saboreando o temaki de unagui. Só se ouve o “hmmmmm” no final! XD

 

RESUMO

Local

  • Endereço: Rua República do Iraque, 1.281 – Bairro Campo Belo – São Paulo/SP.
  • Telefone: (11) 5536-5418
  • Site Oficial: www.kuroshio.com.br
  • Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado, das 12h às 15h e das 19h às 23h. Fecha aos Domingos. Serve comida por quilo no almoço e à la carte no jantar. Ainda há a opção de rodízio de pratos japoneses no jantar.

(Fonte: Restaurantes Japoneses/ 2010)

Consumação

  • Preço: Não faço idéia. Melhor ligar perguntando. XP

Pontos positivos

  • Aceita Sodexo!
  • Sashimi (peixe cru) sempre fresquíssimo!

Pontos negativos

  • Às vezes o ar condicionado está muito forte. Leve um casaco!

Opinião

  • Comida japonesa de primeira classe a preços razoáveis! Recomendadísssimo!!
Anúncios

4 comentários em “Temaki de Enguia

    • Pois é, uma verdadeira delícia! Mas fiquei sabendo que o temaki de enguia não consta do cardápio… +_+ É só para clientes especiais, hehehe! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s