Primeira cidade inteligente do mundo

Portugal foi escolhido como o canteiro de obras da primeira cidade inteligente do mundo, com todos os sistemas de água, energia, esgoto e controle climático integrados numa central que coleta e repartilha as informações, agindo como o sistema nervoso de um organismo vivo.

 

Plano da PlanIT Valley

A iniciativa chama-se LivingPlanIT, que consiste na criação de uma cidade planejada na periferia de Paredes, região norte de Portugal. A cidade, cujo nome será PlanIT Valley, comportará 150.000 pessoas e utilizará a tecnologia da informação (o “IT” do nome) de forma inusitada e numa escala jamais vista.

Os prédios terão sensores que monitorarão a ocupação, a temperatura e o uso de energia. O feedback recebido será utilizado para realizar ajustes finos e adaptações em todo o sistema em tempo real.

Quando a cidade “entrará em operação”? A LivingPlanIT estima que ela estará pronta em 2015 – se a profecia maia para o fim dos tempos permitir. Quem sabe até lá eles mudem para outro nome que não soe tanto como condomínio residencial.

VIA GOOD

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s