Pessoas mais inteligentes acordam tarde e dormem tarde

Pode-se categorizar as pessoas em dois tipos: vigias noturnos e madrugadores. Os primeiros acordam tarde e dormem tarde – ou muito cedo (madrugada), dependendo do ponto de vista. São letárgicos de manhã e não conseguem ‘desligar’ à noite. Já os últimos são exatamente o oposto: dormem logo após a novela – ou até antes! – e acordam com os pássaros. São bem dispostos de manhã e seu rendimento cai à noite.
Estudos comprovaram que o horário de ir para a cama e sair dela não é apenas um hábito adquirido, como pode ser também uma evidência do nível de inteligência da pessoa.

 

Dias úteis: horário de dormir segundo QI

 

 

Dias úteis: horário de acordar segundo QI

 

A contagem de QI vai de very dull (QI=75) – burro, digo, inteligência abaixo da média – até very bright (QI=125) – übermensch, digo, inteligência superior. Agora, não sei a partir de que QI poderíamos classificar os gênios, visto que genialidade acontece até aos mais burr… aos menos inteligentes.
Explicação


Nas sociedades primitivas, a vida é determinada pela luz do sol: as atividades eram realizadas aproveitando-se a claridade. Com a evolução humana e a descoberta de modos de se obter luz artificialmente, as atividades eram prolongadas até altas horas da noite. A partir disso, teoricamente, as pessoas mais “evoluídas” teriam hábitos noturnos.
É, eu também achei a explicação meio fraca, mas é isso o que diz o estudo. Pessoalmente, eu acho que as pessoas que dormem tarde acabam se envolvendo em outras atividades além da rotina de bater cartão, como ler, praticar um hobby, estudar, jogar NDS, ouvir música coreana na internet, etc., o que acabaria por aumentar o nível de conhecimento em alguma coisa – qualquer coisa mesmo -, o que estimularia o cérebro e portanto elevaria o QI. Vai saber. Se bem que se fosse mesmo por essa lógica, meu QI deveria estar em 2.800 a essas horas…

Via Psychology Today

Anúncios

4 comentários em “Pessoas mais inteligentes acordam tarde e dormem tarde

  1. Pelo que estou observando nos gráficos, é um estudo feito com crianças (Childhood IQ), ou seja, sua teoria (apesar de interessante) provavelmente não se aplica ao caso.
    Na minha opinião dormir tarde é a causa e não o efeito. Crianças inteligentes se interessam por mais coisas e aprendem mais rápido, o que faz com que elas fiquem “elétricas” e acabem por ir dormir mais tarde, o que por sua vez faz com que elas acordem tarde no dia seguinte.

    Não teria como adaptar um estudo como esse para adultos, já que as obrigações acabam determinando a hora que as pessoas acordam (e vão dormir), muito mais do que os interesses pessoais.

    • É possível que sua teoria esteja correta, Berna. Devo avisar-lhe que a teoria do ritmo circadiano relacionada à inteligência, apresentada em meu blog, é de Satoshi Kanazawa, um psicólogo evolucionário do Instituto de Psicologia Social da Escola de Economia de Londres (ver artigo original no link ao fim do post). Como arquiteta, não estou habilitada a tecer uma análise da validade ou não dessa teoria. Traduzi-o apenas com o intuito de que as pessoas leiam o artigo, pensem sobre ele e vejam se ele se aplica ou não à suas vidas. Daí a brincadeira que fiz no último parágrafo. 😉

      Seja bem vinda ao blog!

  2. Os bem sucedidos acordam cedo e são determinados. Alguns inteligentes, mas não todos. Conheço muitos inteligentes que nunca conseguiram construir nada pois não conseguem se definir e ficam tentando pegar seu próprio rabo…

    • Roberto, o estudo não faz o link entre inteligência e sucesso. De fato, muitas pessoas bem-sucedidas podem ter QI mediano, assim como muitas pessoas inteligentes podem ser mal-sucedidas e há um número ainda maior de pessoas que podem ser tanto mal-sucedidas quanto ter QI baixo.

      Entretanto, como o estudo fala de inteligência relacionada ao ritmo circadiano, tanto o seu comentário quanto a minha resposta não possuem relevância.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s